Alguns textos que, sob o estilo comédia Stand Up sarcástica, falam sobre pequenos fatos ou situações que passam despercebidas em nossas vidas e, muitas vezes, sequer questionamos o porquê das coisas serem assim.

30 de abril de 2008

SEGURANÇAS MAUS

Seja em loja, bar, balada, os seguranças sempre têm aquele famoso estereótipo: alto, físico avantajado e a cara de besta. Sempre olhando torto, eles estão lá pra botar os bagunceiros pra fora, e brigar com a gente quando estamos falando muito alto ou quando estamos com o pé na cadeira. Isso não é trabalho de segurança. Isso é trabalho de professora do primário! Às vezes quando pedimos alguma informação, eles sequer olham na nossa cara. Será que pensam que são celebridades? Ou que não podem perder alguns segundos sendo educados conosco? O segurança não faz jus ao nome que tem. Se realmente estivessem para nos segurar, ele chegaria até nós e diria: “Hei, pare de fumar, não faz bem à sua saúde” ou “Escute, você já bebeu muito hoje, melhor parar e tomar cuidado ao voltar pra casa” ou talvez “Eu vi que você não pegou nenhuma mina hoje, quer que eu te dê uma ajuda?”

29 de abril de 2008

CARNE NA SEXTA-FEIRA SANTA

Segundo a religião católica, toda sexta-feira santa é o dia em que devemos fazer algum sacrifício, de acordo com a estória de Jesus Cristo. Há muitos anos atrás, as pessoas ficavam em jejum o dia inteiro. Hoje, somente não se come carne. As pessoas se utilizam desta desculpa de contexto histórico pra largar o bife e comer bacalhau. Que beleza, hein? Mas para minha tristeza, sou alérgico a peixe. Meus pais me proíbem de comer carne de boi ou frango, em respeito ao dia. Mas me respondam uma coisa: Peixe é composto de quê? Farinha? E se a proibição é em relação à carne vermelha, fiquem sabendo que o frango é bem branquinho, viu? Mas não adianta...Sexta-feira santa, meus pais que são católicos assíduos comem bacalhau e eu que sou a reencarnação da besta como batata e arroz. Deveria ser o contrário, já que o “sacrifício” é deles, não meu. Será que eles pensam que quando morrer Deus vai dizer: “Muito bem meus filhos, vocês sacrificaram um dia do ano em meu nome deixando de comer carne de segunda para comer bacalhau. Vocês vão para o céu!”

COMENTARISTA DE ARBITRAGEM

Se tem um trabalho que tenho certeza que eu realizaria com perfeição seria comentar lances de arbitragem em esportes coletivos na televisão. Além de ganhar muito bem, não existe nada mais fácil que isso. Quando o locutor pede sua opinião, você já está vendo o replay do melhor ângulo possível. Mesmo assim, o comentarista fica em silêncio por um instante e espera até o momento certo pra poder conferir e não falar besteira, aí ele diz em tom orgulhoso: “Foi falta! Estava impedido! Não foi gol”. Alguns têm, ainda por cima, a cara-de-pau de dizer que o árbitro errou feio no lance.

Ser comentarista de arbitragem é um trabalho tão fácil, que se você estiver na dúvida, mesmo depois de ver vários replays, você pode dizer que o lance é de interpretação e critério do árbitro.

28 de abril de 2008

HINO NACIONAL BRASILEIRO

Nosso hino é composto de uma melodia fantástica. Uma letra forte complementa a música. Na realidade, forte é apelido. A letra do hino é exageradíssima! Tudo bem, este é o papel dos criadores de hinos (exaltar e puxar o saco). Mas o nosso precisava ser tão exagerado assim? “De um povo heróico o brado retumbante”, “Fulguras ó Brasil florão da América”, “Ó lábaro que ostentas estrelado”...Meu Deus! Esta letra não condiz em nada com a realidade brasileira! Primeiro porque muita gente não sabe a letra, além disso, devido sua complexidade, a grande maioria que sabe o que canta não sabe o que diz. Se cada hino fosse de acordo com a realidade social de seu país, o nosso seria assim:

Brasil abre a janela assalto vindo
Saúde e educação tudo se esquece,
Imposto e desemprego vão subindo
político ladrão ninguém merece"

Exagerei ???

Outra coisa interessante é quando tocam nosso hino em eventos esportivos. A gente nunca sabe se vai tocar a segunda parte, já que a música é longa. Aí muita gente fica com dúvida na parte: “Será que agora é Brasil um sonho intenso um raio vívido ou Brasil de amor eterno seja símbolo????”.
Quando termina o hino dizem que é desrespeitoso bater palmas ou fazer barulho. Deve-se permanecer em silêncio. Já outras nações comemoram batendo palmas, gritando, etc. Isso me dá muita raiva...Pois quando termina a música eu só queria dizer bem forte e orgulhoso: Aqui é Brasil porra!!!!

27 de abril de 2008

LUZ AMARELA NO SEMÁFORO

Quando aprendemos sobre leis de trânsito, ainda crianças, descobrimos o significado de cada luz dos semáforos. Vermelho você pára. Verde você segue. Simples não? Mas...


- E o amarelo???
- O amarelo é atenção.
- Certo....Mas é amarelo atenção eu paro, ou amarelo atenção eu sigo?
- Aí depende.
- Mas depende do quê???
- Depende da situação.
- Então quer dizer que tem o amarelo “vai que dá” e o amarelo “melhor parar”?
- Exatamente.
- Isso significa que cada motorista precisa elaborar uma rápida resenha da situação, que interpretará se é possível e segura a travessia?
- Claro que não...é só ver se dá ou não, oras.

- Mas cada pessoa interpreta de uma maneira diferente. Muitos acidentes já aconteceram e ainda acontecem por causa destes segundos de dúvida.
- Infelizmente sim, o número é elevado todos os anos.

- Então por quê não colocam relógios de contagem regressiva em todos os semáforos?
- ...................

26 de abril de 2008

CANTAR NO BANHEIRO

São poucas as pessoas que gostam de esgoelar uma música diante dos outros. No máximo assobiam algumas notas, cantam aqueles refrões bem baixinho, ou fazem aqueles gemidos que lembram de longe alguma melodia. Porém, muitos destes tímidos seres se transformam quando estão sob efeito da água quente do chuveiro. Até entendo que a água ajuda a tirar o stress e tal, mas chega a ser irônico e contraditório. Pois o lugar onde todos trancam a porta e fazem suas necessidades é o local preferido para cantarolar. Mas isso não basta! É preciso estar pelado.Isso mesmo! Pelado, num lugar onde tem janela e todos da casa fazem cocô. Ou seja, a condição de maior desconforto para uma pessoa, se torna a mais confortante para soltar a voz! Lá lá lá lá....

25 de abril de 2008

VIGIAS DE RUA

Não quero tirar o emprego de ninguém, mas questiono o trabalho dos vigias de rua, os chamados “guardinhas noturnos”. Será que estão preparados para evitar um assalto, um seqüestro? Na maioria das vezes eles são pequeninos e não possuem arma alguma. Possuem à disposição apenas uma bicicleta enferrujada. Covenhamos que não há muito que possa ser feito nessas condições. Na prática, sua função é, ao perceber o perigo, ligar para a polícia chegar ao local do incidente. Infelizmente os assaltantes globalizados de hoje estão preparadíssimos para empecílhos como este. Afinal, render um cara desarmado não é problema nenhum para quem planeja invadir uma casa. Não é mesmo? Isso sem falar naqueles outros “guardinhas” que passam toda madrugada de moto em nossas ruas com aquele apito infernal. Isso é pior ainda! Além de acordar a gente no meio da noite com o barulho, ele avisa o bandido: “Hei! Já passei aqui hoje, só volto amanhã.. Fique à vontade...”

24 de abril de 2008

LAGARTIXAS

Ao contrário de muitas pessoas, tenho certa fascinação pelas lagartixas. Animaizinhos quietos, que não fazem mal algum a nós e ainda caçam insetos, ou seja, colaboram com a higiene da casa. Mas sempre fui curioso sobre a estória do rabo da lagartixa, que se separa do corpo para enganar seus predadores. Até aí tudo bem, mas por quê seu rabo fica se mexendo? O que faz tão miúdo pedaço de corpo se mexer, se não há membros, coração ou cérebro naquele rabinho? E por qual motivo caso você mate uma lagartixa, e ela não perde seu rabo, o mesmo não fica se mexendo? Se sabe mexer-se sem o corpo, deveria mexer com o corpo também. Mesmo assim acredito que o rabo de lagartixa deveria ser utilizado para análise de um possível combustível alternativo. Não ria de mim. Afinal, se algo é capaz de movimentar ou deslocar um corpo, logo é capaz de produzir energia. Assim funciona com o sol, água, vento, etc. Você não acredita em mim, não é? Tudo bem...mas um dia estará andando em algum veículo movido à rabo de lagartixa.